Publicado por: Viajante da Imensidao | outubro 4, 2008

Escrever é…

Para começar quero citar algumas frases de uma escritora que admiro muito.

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas…continuarei a escrever” (Clarice Lispector)

“Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada” (Clarice Lispector)

Já ouvi pessoas dizendo: pra que você escreve em um blog? O que você ganha com isso? Não seria melhor você dizer tudo o que escreveu a uma “pessoa real”?

Na vida existem diferentes pontos de vista, o que parece ser insignificante para umas pessoas, para outras é extremamente importante. Para mim, escrever é algo grandioso e compensador, é exprimir todo o meu sentimento, minhas idéias, meus sonhos e repassá-los para o papel (ou no caso do blog, para a tela do computador). Não seria a mesma coisa eu chegar e dizer tudo a uma pessoa, quando escrevo eu deixo isso registrado para que outras pessoas possam compartilhar das minhas experiências ou para que futuramente eu possa ler novamente e observar se avancei ou retrocedi em minha caminhada. Como diria Clarice Lispector, “é procurar reproduzir o irreproduzível”, é expressar de forma detalhada tudo o que estamos sentindo no momento, é trazer para dentro do texto a brisa suave de um vento, o perfume de uma flor, o canto de um pássaro ou o ruído de uma bela cachoeira, é transportar o leitor para dentro da história. Não faço da arte de escrever um vício ou uma obrigação, escrevo quando estou com vontade e deixo as palavras fluírem naturalmente, surgindo assim um poema, um conto, uma crítica, um agradecimento ou simplesmente um desabafo. No meu caso, me expresso muito melhor através da escrita e acredito que uma pessoa da muito mais ênfase em um assunto quando ele está escrito do que simplesmente falado.

Enfim escrever para mim é momento de reflexão e uma imensa paz, é viver o presente e olhar o passado para melhorar o futuro. É deixar registrado o que poderia ser apenas um pequeno “flash” de pensamento, é compartilhar desejos, sonhos e reflexões. Seja no papel ou digitalmente, escrever é registrar os passos de uma vida com os seus altos e baixos. E isso que para muitas pessoas não faz sentido algum, para mim considero algo imprescindível.

Mensagem de Vida e Amor

Responses

  1. Amei o seu comentário.Foi dez.Adoro tanto o seu blog que vou colocá-lo nos meus links.Meu nome Eliane,mas meu apelido é Lia.Confesso que se eu num trabalhasse o dia inteiro,eu também seria viciada na internet.Em celular,eu já sou.Agora estou vidrada no motorola v3.Até o final do ano compro um.rsss.Mais uma vez muito obrigada.
    beijinhos

  2. oi…vc é maravilhoso,e faz muito bem escrever…eu tb,escrevo qdo tenho vontade,nao faço rascunhos,vou escrevendo,normalmente no blog direto,sem papel,as pessoas nao entendem mesmo
    muitas nao se interessam por nossas falas,entao,prefiro escrever
    semana passada,uma amiga postou um poeminha meu,na pag.da uol,e ganhei,kkk
    o melhor poema da semana!
    fieki feliz demais!!!pq sei q muitos leram,e vc,
    escreve com alma,espero q muitos possam compartilhar dessa beleza.
    Ficque com DEUS,
    ótimo domingao,paz e amor!!!amei o vídeo!!!

  3. concordo contigo, escrever é libertador, além de ser uma terapia e um dom.
    E só quem tem um blog sabe como isso é gratificante

  4. Escrever é um pensamento que criou forma. Eu concordo plenamente com você quando você disse que as pessoas dão mais ênfase à algo que está escrito. Escrevendo a gente fala posi, Deus deixou sua palavra escrita em um livro, a Bíblia. Poratanto, Ele fala conosco através da escrita!

    Beijinhos!

  5. Um dia tive o prazer de discutir este tema com um escritor português que muito admiro e que infelizmente já faleceu, Eugénio de Andrade, e no decorrer da conversa ele dizia-me mais ou menos isto:
    Escrever para mim é uma necessidade. As pessoas tendem a entender necessidade como algo material principalmente a necessidade de dinheiro. E necessidades todos têm as suas, não quer dizer que eu escreva por dinheiro.

    Isto deu-me muito que pensar em plena adolescência.

  6. Não tenho uma definição para ‘escrever’. Sei apenas que escrevo, e gosto disso.

    Boa quarta.

  7. Escrever num blog ajuda muita gente. è uma partilha de vida, uma dádiva que por vezes tem alcances que nem imaginamos…Obrigada por partilhares 🙂 Bjs


Deixe um comentário

Categorias

